quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PRECISA A EDUCAÇÃO DE UM PARTIDO DA ESCOLA!

A FOLHA NA SUA EDIÇÃO 22 DE 26/01/2006 PUBLICAVA O SEGUINTE ARTIGO SOBRE EDUCAÇÃO:



PRECISA A EDUCAÇÃO DE UM PARTIDO DA ESCOLA?

                  Certo partido político na sua propaganda intitula-se o partido da escola, como se ele fosse o "dono" dela. 
Isto porque um dos seus antigos líderes, já falecido, enquanto foi governador do Estado criou vários estabelecimentos escolares. Estabelecimentos esses que foram abandonados em seguida pelos governadores que lhe sucederam. 
Porém, a grande maioria dos professores acha que a Educação no Brasil não precisa ser politizada. 
O problema da Educação neste país è muito mais profunda.
Tendo em conta as estatísticas do Registro Civil do IBGE, aproximadamente 550 mil crianças nascidas em 2004 não haviam sido registradas até o primeiro trimestre de 2005. Queremos lembrar que crianças sem Registro de Nascimento não podem freqüentar as escolas. Assim temos milhares de crianças invisíveis que, se não forem cuidadas agora colocam em risco o futuro do Brasil. 
Na Europa os pais de um recém-nascido são obrigados por lei a registrar o filho dentro de cinco dias após o nascimento. Assistentes sociais nas maternidades ajudam as jovens mães solteiras a fazê-lo. O não respeito desta lei é sancionado por pesadas multas. Os pais são também obrigados por lei a inscrever os seus filhos na escola quando completam os seis anos de idade.
Tendo em vista as gerações futuras a Educação nos países europeus recebe uma atenção especial da parte dos governos. 
Em vez de ser apenas um político semi-letrado, o Ministro da Educação é quase sempre um professor universitário diplomado pelas mais altas escolas. O mesmo se pede dos Secretários da Educação.
As verbas orçamentais destinadas á educação nunca são desviadas para outros fins. E o que dizer dos salários dos professores? No Brasil estão entre os mais baixos do mundo!
Porque não é assim no Brasil? Tem pseudo partido da escola, mas a Educação está carente a todos os níveis e não se vislumbra melhoria no horizonte. Gostaria de saber mais sobre este assunto?
Este tema faz parte de uma série de palestras que poderão ser apresentadas quer em escolas públicas ou privadas. Se o leitor é diretor de escola e estiver interessado nestas palestras poderá contatar o editor da Folha. 
O Telefone de contato: 21) 7561-2029!
E-mail: victoralexandre.pardal@gmail.com.
Victor Alexandre

Um comentário:

  1. Muito importante seu texto, os educadores no Brasil merecem melhores considerações, abraços.

    ResponderExcluir